quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Principais Atitudes E Comportamentos de Bons Profissionais

Hoje em dia, cada vez mais as empresas procuram “verdadeiros” profissionais para trabalharem nelas. Com isso, é evidente que não há mais espaço no mercado de trabalho para profissionais medíocres, desqualificados e despreparados para a função a ser exercida.
Algumas das características dos bons profissionais:

-Preparado para mudanças
As empresas buscam por profissionais adaptáveis porque tudo no mundo moderno muda. As tecnologias, as relações de emprego, o mercado, os valores e o modo encontrar soluções para os problemas mudaram, enfim tudo mudou significativamente nos últimos anos e continuarão a mudar. Portanto temos de acompanhar o ritmo das coisas. Muitos profissionais pensam que podem fazer as mesmas coisas e do mesmo modo durante toda a vida.

-Competência
Competência é uma palavra de senso comum, utilizada para designar uma pessoa capaz de realizar alguma coisa. O antónimo disso, ou seja, incompetência, implica não só na negação dessa capacidade como também na depreciação do indivíduo diante do circuito do seu trabalho ou do convívio social.
Para ser contratado em uma empresa ou para a sua manutenção de emprego não basta ter diplomas e mais diplomas se não existir competência. Por exemplo, um profissional que se formou em direito, até mesmo na melhor universidade, mas que não sabe preparar uma peça processual não terá valor competitivo quer como profissional empregado, quer como prestador de serviços.

-Espírito empreendedor
Os dias do funcionário que se comporta como funcionário podem estar com os dias contados. A visão tradicionalista de empregador e empregado, chefe e subordinado estão caminhando para o desuso.
As empresas com visão moderna tratam os seus funcionários como colaboradores ou parceiros e implementam a visão empreendedora. Isso significa que os empresários perceberam que dar aos funcionários a possibilidade de ganhar mais do que simplesmente o salário mensal fixo, tem sido um bom negócio, pois faz com que o profissional dê maiores contribuições à organização.

-Equilíbrio emocional
Preparo psicológico para superar adequadamente as adversidades que surgirão na empresa e fora dela. Quando falamos em equilíbrio, emocional, é importante avaliar também as situações
adversas pelas quais todos os profissionais passam. É justamente aí que surge o momento da verdade que o profissional mostrará se tem o equilíbrio emocional.

-Marketing Pessoal
O marketing pessoal pode ser definido como o conjunto de factores e atitudes que transmitem uma imagem da pessoa, os modos pessoais, o modo de falar e a postura do profissional diante dos demais.

Comportamentos que o profissional deve evitar
Caracterizam tais pessoas como maus profissionais:

• Aquele que fala muito
• Aquele que fala mal dos outros
• Aquele que vive mal-humorado
• Aquele que não tem higiene pessoal
• Aquele que não respeita os demais
• Aquele que é egoísta
• Aquele que brinca muito
• Aqueles que são inflexíveis

As qualificações, comportamentos e atitudes dos bons profissionais são muitas e estão em constante mudança. Mas com certeza aqueles que procuram o auto-aprimoramento estarão mais bem preparados para tornarem-se excelentes profissionais.

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